quarta-feira, 10 de agosto de 2011

A origem da família Simões Lopes (Brasil)


O fundador da família Simões Lopes, e consequentemente o primeiro a usar o sobrenome "Simões Lopes", foi o comendador João Simões Lopes. Não sabemos como e porque se deu a escolha deste seu sobrenome, que surgiu da combinação do sobrenome do pai, José Lopes, com o do pai de sua avó paterna, Francisco Simões.

Ao que tudo indica tal sobrenome só se fixou na descendência brasileira. Na primeira geração, os filhos receberam o sobrenome do pai, e a as filhas o sobrenome da mãe.

Foi só a partir da concessão do título de Barão da Graça a João Simões Lopes Filho, que este sobrenome ganhou prestígio, com seus descendentes mantendo-o ao longo das gerações seguintes.


João Simões Lopes, Comendador (Lisboa, 1779- Pelotas, 1853)

João Simões Lopes, o patriarca da família, embora nascido na cidade de Lisboa, tinha raízes paternas que remontavam às freguesias de São João de Loure e Santa Marinha de Alquerubim, situadas no concelho de Albergaria-a-Velha do distrito do Aveiro.

João era o segundo filho de José Lopes, natural da freguesia de Santa Marinha de Alquerubim (conc. Albergaria-a-Velha, dist. Aveiro), e Teresa Maria de Jesus, natural de São Miguel de Palhacana (conc. Alenquer, dist. Lisboa).

Em 23/11/1809, João Simões Lopes, descrito como “de estatura ordinária, rosto comprido, sombrancelhas delgadas e bastante barba”, solteiro, natural de Lisboa e com 30 anos, era negociante e morava no Rio de Janeiro.

(...) [Mais tarde foi] Possuidor de uma pequena frota de barcos mercantes, que zarpavam para Europa, com nossos artigos, como couro e sebo, e retornavam com diversos produtos, como lustres de cristais, baixelas de prata, mosaicos portugueses e tapetes orientais. Era comendador e tinha a patente de capitão em 1841. Faleceu em Pelotas, em 12 de setembro de 1853, aos 73 anos.

Assim teve início a família Simões Lopes. Os filhos herdaram o sobrenome paterno, enquanto as filhas usavam o sobrenome materno.

Entre os seus descendentes podemos destacar

João Simões Lopes Filho (1817-1893), Barão e Visconde da Graça


João Simões Lopes Neto (1865-1916), escritor


Ildefonso Simões Lopes (1866-1943), Deputado federal pelo estado do Rio Grande do Sul


Augusto Simões Lopes (1880-1943), Senador


Fontes: Blog Família Simões Lopes.blogspot.com / wikipedia

Sem comentários: